A escolha

Quando criança, você provavelmente perguntou a profissão dos pais e já disse a frase:

Quando eu crescer quero ser…..!

Isso muda com frequência e de acordo com as identificações.

Meu filho certa vez disse que seria médico, quis colocar jaleco e crachá com o nome do médico dele, Dr.Charles.

Eu embarquei na brincadeira e além do jaleco e crachá, no bolso tinha um bloco de folhas que simulavam o receituário e assim brincamos por alguns momentos.

Outra vez, era policial, depois cabelereiro e depois como o pai, funcionário público e pediu pra que o pai o ensinasse a trabalhar com isso!

A última escolha foi:

Mamãe eu quero ser tudo!

E eu disse: Filho você pode ser tudo que quiser, mas vá com calma e faça uma coisa de cada vez!

Ele ficou feliz, porque eu o apoiei e foi contar pra irmã e toda vez que alguém pergunta o que ele quer ser…ele responde…TUDO e me olha sorrindo e orgulhoso!

Sabe que fico feliz em poder encorajar o meu filho nesta jornada da escolha profissional que para muitos pode ser sofrida, assim como para outros não.

Hoje ele está com 5 nos e de fato tem muito tempo pra ser o que quiser, então não seria adequado restringi-lo e  colocar o meu desejo, como mãe, do que gostaria que ele fosse.

O papel dos pais, ou responsáveis é de estimular as aptidões, a criatividade da criança e do adolescente, proporcionar experiências que favoreçam um desenvolvimento equilibrado, abertura para o diálogo, porque a partir daí, a criança, se tornará adolescente, o adolescente um jovem e o jovem um adulto, que terá auto-conhecimento e isso facilitará na hora da escolha.

A necessidade de fazer esta escolha no fim do colegial, o fato de ser prematura a decisão, faz com que adultos possam depois se arrepender.

Mas, como toda escolha implica perda, não temos como prever o futuro das nossas crias, mas o apoio e orientação fazem a diferença.

Então, vamos viver um dia de cada vez e sendo único, pois a infância passa logo e a tecnologia está com tudo para fazer dos nossos filhos seres melhores e capazes de produzir o bem pra humanidade.

Um abraço e até o próximo post!

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “A escolha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s